Título: Bush fez anúncio falso, diz 'Post'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2006, Internacional, p. A15

Líder anunciou descoberta de laboratórios de armas biológicas no Iraque depois de provado que isso não era verdade

O jornal The Washington Post sustentou num artigo ontem que o serviço de inteligência dos EUA sabia em 27 de maio de 2003 que dois trailers encontrados no Iraque não eram laboratórios de armas biológicas. Mesmo assim o presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou o achado num pronunciamento no dia 29 desse mesmo mês.

"Nós achamos as armas de destruição em massa", disse então Bush, que citava as armas químicas, biológicas e nucleares do governo de Saddam Hussein como principal justificativa para a invasão do Iraque. Até hoje nenhuma dessas armas foi encontrada no país.

O Post observou que funcionários do alto escalão do governo repetiram essa informação por meses, apesar de saberem que era mentira.

A notícia irritou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, que ao ser indagado sobre o fato pela TV ABC repreendeu a emissora por divulgar informações "sem fundamento". "Isto é reportagem sem fundamento. Como vocês divulgam isto logo de manhã e fazem tal acusação irresponsável. Espero que a ABC peça desculpas por isso e faça uma correção", disse o porta-voz de Bush. McClellan afirmou que Bush fez o pronunciamento, na época, com base em dados fornecidos pela Agência Central de Inteligência (CIA) e a Agência de Inteligência da Defesa (a DIA, um setor do Pentágono).

O Post destacou que uma equipe de investigação formada pelo Departamento de Defesa (Pentágono) já havia concluído em 27 de maio que os trailers nada tinham a ver com armas biológicas.

O jornalista Joby Warrick diz ter obtido a informação de seis peritos em armas e funcionários do governo americano que integraram a equipe de investigação ou tiveram conhecimento direto dela. De acordo com Warrick, o informe inicial tinha 3 páginas e negava categoricamente que os trailers fossem laboratórios. O documento final ficou com 122 páginas. Ambos foram classificados como secretos e arquivados.

A agência Reuters informou ter contatado um funcionário do setor de inteligência dos EUA que, sob condição de manter o anonimato, confirmou o relato do Post.