Título: Agricultores fecham estrada por 2 dias no PA
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2006, Nacional, p. A12
Cerca de 300 sem-terra retirados há duas semanas pela Polícia Militar da Fazenda Tala, em Castelo dos Sonhos, no sudoeste do Pará, provocaram uma grande confusão, fechando por dois dias, com pedaços de madeira e pneus, a Rodovia Santarém-Cuiabá na divisa do município de Novo Progresso.
Um carro com servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi cercado, e seus ocupantes foram mantidos reféns por mais de uma hora.
Os manifestantes acusam o Incra de enganá-los com a promessa de assentar os despejados numa área conhecida por Brasília, onde seria implantado projeto de desenvolvimento sustentado, o PDS, semelhante ao criado em Anapu pela irmã Dorothy Stang - assassinada em 2005.
A estrada foi desbloqueada ontem à tarde, depois que o superintendente do Incra em Santarém, Pedro de Aquino, prometeu solucionar o problema. O ouvidor do Incra, Ademar Teles, que estava no veículo retido no bloqueio, negou que tivesse ficado refém dos agricultores. Ele informou que técnicos do órgão foram deslocados ao PDS Brasília para estudar a construção de uma estrada de acesso à área, além da demarcação de lotes.
O governo federal também prometeu para maio a liberação dos créditos fomento, utilizado para o plantio, e habitação, para a construção de residências.