Título: Jornada do MST completa 30 invasões em Pernambuco
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2006, Nacional, p. A12

Ontem o movimento ocupou mais duas fazendas e bloqueou estrada por 5 horas

O Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiu mais duas áreas ontem em Pernambuco: a Fazenda Barros, em Feira Nova, no agreste, e a Fazenda Carcará, em Inajá, no sertão. São 30 invasões desde 5 de março, quando foi aberta a temporada de luta batizada de "2006 Vermelho" pelo líder regional do movimento, Jaime Amorim. Até o dia 17, aniversário de dez anos do massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 agricultores foram executados, no Pará, pelo menos mais seis invasões devem ocorrer no Estado, segundo a direção do movimento.

Tumulto, revolta e bloqueio da PE-50 marcaram a invasão da Fazenda Barros, em Feira Nova, no agreste, a 77 quilômetros do Recife. Os sem-terra disseram ter sido ameaçados de morte pelo proprietário da área, logo depois da invasão, por volta das 6 horas. De acordo com Josias Alves, coordenador do MST no local, os sem-terra teriam sido avisados de que, se permanecessem ali, seriam retirados a bala durante a noite.

Indignados porque a Polícia Militar não tomou providências sobre a suposta ameaça, eles bloquearam a PE-50, em cuja margem se situa a Fazenda Barros. A rodovia só foi liberada às 11 horas, depois que o promotor agrário estadual, Édson Guerra, negociou a permanência da PM para fazer a segurança do acampamento.

FOGO

Os integrantes do MST quebraram a cerca da propriedade, que afirmam ser improdutiva, e atearam fogo a uma área de capim. O fogo não se espalhou. O movimento afirma que 300 famílias participaram da invasão. A PM diz que foram 60.

Cessado o tumulto, eles levantaram barracas, puseram feijão no fogo e iniciaram a instalação de uma "escola itinerante", sob a lona. Por enquanto, os professores são voluntários.

Integrante do diretório regional do MST, Eduardo Vítor da Rocha informou que há quatro anos os sem-terra reivindicam a vistoria da Fazenda Barros. Já a invasão da Fazenda Carcará ocorreu sem registro de conflitos, com 60 famílias de sem-terra, segundo o MST.

Em Vitória de Santo Antão, a 51 quilômetros do Recife, a PM despejou 200 famílias de sem-terra que ocupavam o Engenho Pimentel havia cerca de dois meses.