Título: Ex-gerente da Nossa Caixa reitera denúncia
Autor: Bruno Winckler
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2006, Nacional, p. A10

Ao Ministério Público, Castro Júnior disse que banco operou com empresas, sem contrato, por mais de 1 ano

Em depoimento ao Ministério Público que durou mais de quatro horas, o ex-gerente de Marketing da Nossa Caixa Jaime de Castro Júnior disse que a publicidade do banco operou com duas empresas sem contrato por mais de um ano, confirmando o que já dissera em sindicância interna. Castro assumiu parte da culpa pelo ocorrido, mas acusou também o ex-secretário Roger Ferreira, o presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo Monteiro, e dois diretores.

A investigação envolve os contratos de publicidade do banco com a Collucci Associados e a Fulljazz Propaganda. Segundo o promotor Sérgio Turra, que apura o caso, o ex-gerente confirmou "um fato gravíssimo": a não-prorrogação dos contratos, que levou as empresas a prestarem serviço sem cobertura contratual.

No depoimento, o ex-gerente apontou envolvimento de Roger Ferreira, Carlos Eduardo Monteiro e do diretor Daniel Rodrigues Alves, do Departamento Jurídico. O responsável pelo Departamento de Contratos também foi citado, mas Castro Júnior não sabia seu nome.

De acordo com sua versão, o presidente e o diretor jurídico foram informados da falta de contrato assim que Castro Júnior tomou conhecimento do fato. Roger Ferreira foi mencionado como alguém que, na condição de secretário de Comunicação do governo Alckmin, interferia regularmente nas ações da publicidade da Nossa Caixa. Ele indicaria, por exemplo, quais veículos de comunicação deveriam receber anúncios. Alguns deles pertenciam a políticos ou eram indicados por eles.

O promotor Sérgio Turra disse que Castro Júnior tinha noção de que alguns veículos eram de deputados, mas não considerava esse fato relevante na aprovação ou não de contratos.

Na manhã de ontem, depôs também Mário Sérgio Moreira Lopes, diretor de Marketing da Nossa Caixa. Ele relatou um telefonema do deputado Wagner Salustiano (PSDB), reclamando que um veículo de sua propriedade não teria recebido publicidade da Nossa Caixa.

"Nós estamos investigando a tese de favorecimento político dos deputados, mas não chegamos a nenhuma conclusão com os depoimentos de hoje (ontem)", disse Turra. A promotoria pretende continuar as investigações ouvindo o jornalista Roger Ferreira.

Em nota divulgada ontem, Ferreira sustentou que "a comunicação da Nossa Caixa é de inteira responsabilidade da Nossa Caixa". E prosseguiu: "Como empresa cotada na Bolsa de Valores, a Nossa Caixa não tem nenhuma subordinação formal ou informal, no que se refere à comunicação, a nenhuma instância ou pessoa exterior à empresa."

Carlos Eduardo Monteiro disse, por intermédio de sua assessoria, que o ex-gerente "faltou com a verdade" e contradisse depoimento prestado na sindicância interna, no qual assumira demora em comunicar a não-prorrogação do contrato ao presidente da Nossa Caixa.