Título: Itamar vai disputar indicação do PMDB com Garotinho
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2006, Nacional, p. A9

Ex-presidente recebe ex-governador em MG e confirma que vai levar seu nome à convenção, em junho

O ex-presidente Itamar Franco anunciou ontem que também quer disputar a Presidência da República pelo PMDB. Ao lado do ex-governador Anthony Garotinho, que já pleiteia a vaga caso o PMDB decida pela candidatura própria, Itamar disse que resolveu levar seu nome à convenção do partido, em junho. Garotinho foi a Juiz de Fora (MG) checar rumores de que Itamar também se candidataria. O ex-presidente não só confirmou como disse que gostaria que Garotinho fosse o primeiro a saber. Antes do ex-governador, Itamar se encontrou com o ex-ministro José Dirceu.

"Eu e Garotinho temos métodos e processos diferenciados na nossa vida política. Hoje, eles encontram uma vertente. Nós dois defendemos que o PMDB tenha candidatura própria. O importante, neste instante, é o somatório de forças", disse o ex-presidente, citando como algumas diferenças o fato de Garotinho ter dialogado com o PSDB. "Eu não tenho diálogo nem sei se vou ter."

Garotinho evitou criticar a decisão de Itamar e afirmou que a pré-candidatura do ex-presidente fortalece, dentro do PMDB, a tese da candidatura própria. "Nossa conversa foi breve, mas ficou claro que temos o mesmo projeto: dar ao Brasil uma chance de não votar nem no PT nem no PSDB. Chance de ter um outro caminho", disse o ex-governador, acrescentando que, agora, os governistas não poderão ser contra a candidatura do partido apenas por ser contra a figura dele.

Garotinho também propôs, a exemplo do que fez com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, uma espécie de pacto de não-agressão.

"De mim não partirá nenhum tipo de declaração contra o direito de qualquer filiado do PMDB de se inscrever para a convenção, ainda mais um filiado como o ex-presidente Itamar Franco." Ele, no entanto, não conseguiu esconder que sentiu o revés, mas reafirmou que não desistirá. "A minha peregrinação, desde dezembro de 2004, tem sido uma corrida de obstáculos. Isso é mais um obstáculo que vamos enfrentar."

O encontro no escritório de Itamar foi rápido, durou menos de 20 minutos. "Ele me perguntou se era candidato, e eu disse que sim. Ele também é. Para que a gente vai ficar amassando barro?", disse Itamar, brincando com uma expressão bem mineira. Contou ainda que Garotinho não propôs que ele fosse candidato a vice em sua chapa, o que não aceitaria. O ex-presidente citou o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia e o senador Pedro Simon (PMDB-SP) como os quadros mais próximos a ele, mas evitou dizer quem o convenceu a entrar na disputa. "Foi ele lá em cima", disse, referindo-se a Deus.

Itamar informou que, horas antes da visita de Garotinho, recebeu também o ex-ministro José Dirceu. O encontro durou cerca de uma hora e meia. Com certo embaraço, afirmou que os dois são amigos e se falam periodicamente, desde a época em que eram ministro e embaixador. "Foi uma visita de cortesia", disse, negando que tivessem tratado de política. Segundo ele, Dirceu não sabia que se lançaria candidato. "Se soube, teve a educação de não falar."

Garotinho declarou não se sentir traído por setores do partido e afirmou que está pronto para iniciar uma "disputa democrática" com Itamar, apesar de ter vencido as prévias do partido, invalidadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). "Não podemos dizer que uma prévia a que compareceram 14 mil peemedebistas no Brasil inteiro não valeu. Não teve um valor jurídico, mas teve um simbolismo político muito grande."

Itamar afirmou que ainda analisa o quadro nacional para formular as diretrizes de sua campanha. Mas avisou que vai defender o fim da reeleição. Ele afirmou que foi o primeiro governador a apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, em quem disse ter acreditado. "Já acreditei em muita gente e errei. Não estou dizendo que errei no caso dele, mas espero acertar agora na minha."

O ex-presidente pretende reunir-se com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), para comunicar a decisão, o que pode inviabilizar sua presença no palanque de reeleição do tucano. Aos jornalistas, disse que só decidiu mesmo ser candidato na madrugada de ontem, enquanto lia um livro do qual não se lembrava. Questionado se era o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, reagiu: "Esse me daria insônia!", brincou, lembrando em seguida que lia um livro do escritor inglês Dan Brown.