Título: Flexibilidade pode aliviar fila de navios em Santos
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. B10

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou mais flexíveis as exigências para os navios atracarem no Porto de Santos, pelo menos durante a greve dos servidores. Segundo o vice-presidente do Sindicato das Agências de Navegação do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque, o órgão permitiu que embarcações que já tenham passado por inspeção em outros portos brasileiros possam atracar em Santos sem que haja necessidade nova fiscalização a bordo. "Isso deve aliviar um pouco a situação."

Além da greve dos funcionários da Anvisa, o problema em Santos foi agravado por uma resolução da agência que só entrou em vigor no porto paulista e ampliou a lista de países considerados de risco por causa da gripe aviária. Com o aumento do número de embarcações que precisam ser vistoriadas a bordo. A questão é que não havia funcionários suficientes para fiscalizar todos os navios. Isso provocou filas de embarcações na entrada do Porto de Santos.

Ontem, por exemplo, até às 14 horas havia cerca de 19 navios aguardando autorização para atracar. Esse número chegou a atingir 24 embarcações na semana passada. Com isso, o desembarque e embarque de mercadorias ficou atrasado, comprometendo contratos. Segundo Roque, com a medida da Anvisa, alguns navios já estão optando por escalas em outros portos mesmo sem necessidade para não ficar tanto tempo esperando em Santos. Isso, no entanto, significa aumento de custos.