Título: Inflação tem peso maior para consumidor jovem
Autor: Célia Froufe, Francisco Carlos de Assis
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. B8

Fipe mostra que, em 12 meses, taxa é de 3,40% na média e de 4,65%para a população de 14 a 24 anos; educação come 20% da renda

Os gastos dos jovens paulistanos são concentrados em transporte coletivo, alimentação fora de casa e lazer, aponta levantamento de especialistas em preços da Fundação Instituto de Estudos Econômicos (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP). Com base no índice de preços das famílias paulistanas com renda entre um e 20 salários mínimos, os técnicos avaliaram os gastos de jovens entre 14 e 21 anos.

"O gasto do jovem é basicamente com ônibus, lanche e diversão", afirma o coordenador do IPC-Fipe, Paulo Picchetti. A Educação, diz ele, representa fatia importante na despesa deste grupo. No IPC, a despesa com educação representa 3,47% do orçamento. Para o jovem, o índice é três vezes maior: 19,43%. O gasto em relação ao orçamento no caso de transporte é de 5,86% no IPC e de 15,77% para o consumidor jovem.

Mas é no supermercado que o consumo dos mais jovens se distancia da média. Na lista deles anos não entram itens como alface, beterraba, cenoura, arroz, feijão, carne e ovo. No máximo, cereais de milho. A lista de junk food (salgadinhos) é bem mais extensa, assim como a de doces.

No acumulado de 12 meses, a taxa acumula uma alta de 4,65% para os jovens, maior que os 3,40% do IPC tradicional.