Título: OEA sugere combate à corrupção
Autor: Rolf Kuntz
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

Os países da América Latina precisam melhorar a qualidade de seus governos e para isso é fundamental combater a corrupção, disse ontem o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, na abertura do Fórum Econômico Mundial. Segundo ele, a falta de governabilidade é irmã da corrupção, um mal das democracias latino-americanas. Por isso, é fundamental melhorar a forma de exercer o poder.

"A corrupção não é um mistério, todo mundo sabe como ela funciona. Por isso, é preciso melhorar a forma de administrar o país, aplicar as leis existentes e criar as que forem necessárias." O melhor caminho para isso, diz ele, é o consenso democrático.

O secretário lembrou que o problema da falta de governabilidade foi apontado como um dos riscos para o desenvolvimento da região. "Todos se preocupam em saber quem vai ganhar as eleições, mas o problema não está em como os governos são eleitos, e sim em como funcionam. Temos de nos preocupar em melhorar a forma como se governa entre uma eleição e outra."