Título: Williamson prevê problemas para os EUA
Autor: Rolf Kuntz
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

Um dos pais do Consenso de Washington, ele acha 'pouso suave' difícil

A economia americana está arriscada a um pouso desastrado, segundo o economista John Williamson, membro sênior do Instituto de Economia Internacional, dos Estados Unidos, e um dos pais do Consenso de Washington, que orientou as políticas econômicas da maior parte do Ocidente durante duas décadas.

Ele analisou a situação americana, ontem, durante reunião do Fórum Econômico Mundial.

O déficit externo dos Estados Unidos, equivalente a 7% do Produto Interno Bruto (PIB), é insustentável, disse Williamson. Um ajuste será inevitável e as condições para um pouso suave são muito improváveis, segundo ele. Dificilmente, acrescentou, o governo americano arrumará seu orçamento e também não se pode contar com uma valorização da moeda chinesa, que reduziria o poder de competição da China.

O mais previsível é que as exportações americanas continuem a crescer mais que as importações, nos próximos anos, e que o déficit em conta corrente dos Estados Unidos tenda a crescer por algum tempo, o que tornará mais difícil a correção.

O presidente do banco J.P. Morgan Chase, Andrew Crockett, foi mais otimista. O déficit americano é muito alto, concordou, mas continuará a ser financiado com a poupança externa, especialmente das grandes economias da Ásia, e o ajuste será suave.

Economias da Europa Oriental, como Hungria e Polônia, conseguiram manter durante vários anos grandes desequilíbrios nas contas externas, graças a investimentos produtivos realizados por empresas ocidentais, disse o economista chefe do Fórum Econômico Mundial, Augusto López-Claros.

Os Estados Unidos, segundo ele, conseguirão um desempenho semelhante, pois têm condições de continuar atraindo grandes volumes de capitais externos.