Título: Para Delfim, Mantega 'não veio para tapar buraco'
Autor: Renata Veríssimo, Adriana Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. B5

O deputado e ex-ministro do Planejamento Delfim Netto (PMDB-SP) previu ontem que Guido Mantega será um ministro da Fazenda "completo, que não veio para tapar buraco" após a saída de Antonio Palocci do cargo. "Guido será full", disse ele após audiência de uma hora e meia com Mantega. Ao sair, disse que foi convidado pelo ministro para a conversa, mas não revelou o conteúdo. "Não conversamos sobre política econômica."

Segundo o deputado, Mantega "tem todas as condições de produzir bons resultados" e "vai prestar um bom serviço, como o ex-ministro Palocci". Para Delfim, o ministro acalmou os mercados e mostrou que a política econômica é firme, conduzida pelo presidente Lula. "Não haverá inflexão na política econômica, pois o Brasil está começando a crescer e pode crescer ainda mais vigorosamente."

Delfim disse estar confiante no compromisso de Mantega de obter superávit primário de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Segundo ele, o fundamental é que o cumprimento dessa meta garante estabilização da relação entre a dívida líquida e o PIB, permitindo reduzir as taxas de juros.