Título: Reclamações de passageiros refletem crise da companhia
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4

Críticas vão desde os problemas com o atendimento nas lojas à falta de manutenção nas aeronaves

A importadora de bijuterias Hae Von Park foi ontem a uma loja da Varig em São Paulo para trocar suas milhagens por uma passagem para Natal. 'Vou usar essa passagem só porque ganhei, e nunca mais vôo com essa companhia', disse, irritada. 'A gente fica sabendo dessa confusão toda, vê os funcionários chateados e os aviões com manutenção ruim. Para que continuar?'

Hae conta que o último avião que pegou estava com um banco frouxo. 'O avião acelerou e eu fui para trás.' Ela pretende viajar no dia 21, mas diz que caso a empresa pare, não vai se incomodar. 'Aí, já era. Vou de TAM, vou de Gol, vou de alguma outra aí.'

O tempo médio de espera na loja era de 40 minutos. A agente de turismo Hellen Marinangelo saiu irritadíssima, dizendo palavrões. 'Essa empresa já devia ter fechado', afirmou. Ela esperava receber o reembolso de uma passagem que não pôde utilizar por causa de overbooking. 'Como eu dei entrada no pedido de reembolso em outra loja, e ela fechou, disseram que aqui não podem resolver meu problema, e eu devia mandar um e-mail,' disse a agente.

Na agência em que trabalha, ela diz que não oferecerá mais vôos da Varig a seus clientes. 'Todo dia eles dizem para os jornais que está tudo bem. Mas todo dia a gente recebe cliente com problemas de vôo cancelado e overbooking.'

No televendas da Varig, o atendimento ontem era normal. Uma funcionária confirmou que era possível comprar passagens para todas as datas e que as milhagens estavam sendo trocadas normalmente.