Título: Cartilha tenta evitar problemas à reeleição
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2006, Nacional, p. A9

Cartilha distribuída pela Presidência para os responsáveis pelo setor de comunicação da administração direta e das estatais deixa claro que o presidente Lula será candidato à reeleição, embora ele insista em dizer que só vai tomar essa decisão no limite do prazo para registro da candidatura.

A cartilha determina, por exemplo, que a partir de 1º de julho seja retirada a locução "Brasil, um País de todos" das placas de obras do governo, dos outdoors, das publicações oficiais e da internet. Tudo para evitar problemas para o candidato.

O cuidado do Planalto com a questão da propaganda é tão grande - e é tão clara a preocupação em evitar confusão com a Justiça Eleitoral - que a determinação chegou às estatais e à administração direta quase três meses antes da proibição da propaganda oficial.

Deverão ser corrigidas as placas de obras em execução por todos os órgãos e todas as entidades do Executivo federal. Nos convênios com Estados, Distrito Federal e municípios, as marcas também serão removidas. A cartilha orienta ainda os responsáveis pelos setores de fiscalização que guardem a prova de que mandaram tirar as placas.

Entretanto, a Presidência lembra que a propaganda sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, cujo público-alvo são investidores estrangeiros, ficará liberada, mesmo durante as eleições.