Título: Pesquisa mostra García na frente de Humala
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2006, Internacional, p. A13

Depois de assegurar a passagem para o segundo turno numa disputa voto a voto com a candidata conservadora Lourdes Flores, o ex-presidente peruano Alan García está na frente do nacionalista Ollanta Humala, de acordo com uma pesquisa de intenção de votos divulgada ontem. Segundo o instituto Datum, García teria 54% dos votos válidos e Humala, 46%. A sondagem exclui da contagem final a opinião de 17% dos entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto e 3% dos que ainda estão indecisos.

De acordo com o diretor da Datum, Manuel Torrado, grande parte dos eleitores de Lourdes se mostrou disposta a votar em García para evitar que Humala chegue à presidência. "Humala atrai o temor de grande parte do eleitorado e traz medo a um país cuja economia cresceu de forma ininterrupta nos últimos cinco anos", declarou Torrado. "Os setores mais ricos e mais instruídos vêem García como um mal menor."

O governo de García, de 1985 a 1990, foi um dos mais desastrosos da história recente do país. Durante seu mandato, o Peru mergulhou na hiperinflação e o terror do grupo maoísta Sendero Luminoso se espalhou por todo o território peruano. García nacionalizou bancos e promoveu o calote das dívidas que o país mantinha com entidades internacionais de crédito, paralisando a economia peruana. Na atual campanha, García afirma que reconhece os erros que cometeu no passado e diz ter aprendido com eles.

Já Humala apresenta um discurso nacionalista e de desafio às empresas estrangeiras que investem no Peru. Tenente-coronel da reserva do Exército, ele liderou, ao lado de seu irmão Antauro, uma revolta contra o governo de Alberto Fujimori, em 2000. As semelhanças de sua trajetória com o presidente venezuelano, Hugo Chávez - de quem tem recebido apoio explícito -, abrem espaço para a desconfiança dos mercados e dos EUA. Embora não se considere um candidato de esquerda, Humala também mostra simpatia pelo líder cubano, Fidel Castro.

Seduzidos pelo discurso radical e pelas promessas de inclusão social de Humala, os eleitores dos rincões mais pobres do Peru votaram maciçamente no candidato nacionalista.

A estratégia de García para o segundo turno inclui a adoção de alguns pontos da agenda social de Humala.

Apurados 99,02% dos votos do primeiro turno do dia 9, Humala aparecia ontem como o candidato mais votado, com 30,7% dos votos válidos. Na acirrada disputa pelo segundo lugar - que vale o direito de disputar a presidência em segunda votação, prevista para 28 de maio -, García tinha 24,33% dos votos, seguido de muito perto por Lourdes, com 23,68%.

Embora alguns de seus assessores já tenham admitido a derrota, Lourdes só deve fazer um pronunciamento sobre o resultado do primeiro turno após a contagem de 100% dos votos, o que deve ocorrer hoje.