Título: Condenações animam produtores
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2006, Nacional, p. A13

As condenações em primeira instância dos líderes do MST estão aumentando, assim como o rigor das penas. No mês passado, três líderes do MST foram condenados a 9 anos de reclusão por uma invasão ocorrida em 1999 no município gaúcho de Hulha Negra. Em Porto Velho, o líder de outra invasão, ocorrida em 2003, com seqüestro de funcionários e destruição da sede da propriedade, que foi incendiada, recebeu uma pena de 18 anos.

As associações ruralistas dos dois Estados comemoraram as decisões judiciais, que ainda podem ser reformadas ou derrubadas pelos Tribunais de Justiça. "Até que enfim a Justiça começou a agir", comemorou o pecuarista Sebastião Conti Neto, presidente da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia. "Esperamos que haja rigor no restante do País com aqueles que desrespeitam as leis."

No Rio Grande do Sul, o MST reagiu acusando o Poder Judiciário de estar se aproveitando do que seria uma "onda de criminalização do movimento promovida pela mídia, comprometida com o latifúndio".