Título: Meirelles: sucessão no BC é debate prematuro
Autor: Nalu Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2006, Economia & Negócios, p. B3

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que são prematuras as discussões sobre a sua permanência no comando do BC no caso de reeleição do governo Lula. Em entrevista após apresentação sobre o Brasil em evento da Fitch Ratings no qual foi o principal orador, Meirelles afirmou que seria impróprio se manifestar sobre o assunto.

Em seu discurso no evento, Meirelles disse que não cabe ao presidente do Banco Central discutir a independência do próprio BC. Segundo ele, trata-se de uma prerrogativa do Congresso. Meirelles repetiu a apresentação sobre o Brasil feita na segunda-feira durante evento promovido pela Câmara Brasil-Estados Unidos.

Meirelles garantiu que a Lei de Falências está começando a fazer efeito no País. O presidente do BC também reiterou a trajetória de estabilização do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) após a adoção do câmbio flutuante e das metas de inflação e destacou que os prêmios de risco estão declinado e os juros reais estão em torno de 10%. De acordo com ele, o recuo de algumas das medidas de risco já se reflete nos juros.