Título: PRINCIPAIS DÚVIDAS
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2006, Economia & Negócios, p. B5

O que a Varig quer do governo? Prazo de três meses para o pagamento do combustível fornecido pela BR Distribuidora, hoje é pago antecipadamente. A BR alega que não pode dar prazos sem garantias. Em março, a Varig comprou US$ 80 milhões de querosene de aviação.

O governo poderia dar dinheiro para salvar a empresa? O governo já disse que não dará dinheiro e que a empresa deve buscar uma solução de mercado. O BNDES se dispôs a financiar algum investidor interessado em adquirir a empresa.

Quais as alternativas para a Varig? A principal proposta de aquisição é a da ex-subsidiária de cargas, VarigLog, adquirida pela Volo, em sociedade com o fundo americano Matlin Patterson. A empresa ofereceu US$ 400 milhões pela "parte boa" da companhia, sem as dívidas. Fala-se em outros investidores, mas os nomes ou a origem dos recursos são desconhecidos.

Quais as dificuldades do negócio? Como envolve um investidor estrangeiro - e a lei brasileira limita em 20% essa participação - a proposta depende da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil. Outra questão que se discute é quem vai ficar responsável pelas dívidas, já que a proposta contempla apenas a parte boa da empresa.

Qual o tamanho do rombo da Varig? A dívida total da companhia é estimada em R$ 9,2 bilhões. Deste total, R$ 4 bilhões é o valor da dívida com o governo (Receita, Previdência e estatais).