Título: Credores criticam nova proposta de subsidiária
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2006, Economia & Negócios, p. B5

Credores da Varig criticaram a nova proposta feita ontem pela Varig Log para a compra da companhia aérea por US$ 400 milhões (o equivalente a R$ 840 milhões). O encontro foi com os principais credores. Ao fim da reunião, o executivo Lap Chan, representante do fundo Matlin Patterson, acionista da Varig Log, comentou que ainda não é possível antecipar o resultado da assembléia de credores programada para o dia 2, que decidirá se a proposta será aceita.

Chan comentou que o encontro foi com uma parte dos credores, enquanto a assembléia reunirá todos os representantes envolvidos no processo. Ele confirmou a informação de que a BR e a Infraero não compareceram à reunião. Disse que o governo é o maior credor da companhia aérea. Explicou que a proposta é abrangente e envolve as várias partes ligadas à empresa aérea, como trabalhadores, fundo de pensão , credores estatais e privados. A entrevista foi concedida enquanto ele caminhava para o Aeroporto Santos Dumont, onde embarcou pela TAM. Uma das críticas à proposta da Varig Log diz respeito ao fato de ela não incluir o pesado endividamento da Varig.

Já os defensores da proposta dizem que a Varig continuaria voando, mantendo metade dos empregos.

O representante de um grande credor privado disse que a proposta não era ideal, basicamente porque não leva em conta o endividamento antigo da companhia. Chegou a comparar a Varig a um paciente na UTI, com aparelhos ligados, "mas ninguém quer dar o remédio ou desligar o aparelho".