Título: Tucanos só querem gasto no prazo oficial
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2006, Nacional, p. A4

Até convenção, em junho, Alckmin não terá sequer um comitê eleitoral

A montagem da equipe tucana mal começou, mas o pré-candidato Geraldo Alckmin falou tanto da preocupação em não ferir a Lei Eleitoral que o próprio presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), passou a defender a idéia de que só existirá campanha quando houver um candidato oficializado pela convenção do partido, em junho.

Até lá, o pré-candidato não terá sequer um comitê eleitoral: em Brasília, terá escritório na sede nacional do PSDB; em São Paulo, numa sala no bairro do Itaim Bibi alugada pelo PSDB. A seu lado, por enquanto, poucos nomes: o senador Sérgio Guerra (PE), coordenador da campanha, o ex-secretário João Carlos Meireles, que coordenará o programa de governo, o antigo amigo e assessor Luiz Salgado Ribeiro, que redige seus textos e, por enquanto, um ajudante-de-ordens. Breve um assessor de imprensa se juntará ao time.

Apesar de preferir aviões de carreira, ele poderá voar em jatinhos alugados pelo partido quando for a locais sem muitas opções de vôo comercial. Amanhã, por exemplo, irá ao Piauí num desses aviões, para evitar as muitas escalas nos vôos entre São Paulo e Teresina.

Alckmin costuma dizer que a campanha só começa com o horário eleitoral gratuito. Na verdade, começará antes, com a exibição dos últimos programas partidários em cadeia nacional e estadual. O PT terá seu programa no dia 25 de maio e o PSDB, no dia 22 de junho. Os dois partidos terão ainda programas estaduais - o do PT, no dia 22 de maio, e o do PSDB, uma semana depois.