Título: Política agrícola tem de mudar, afirma Appy
Autor: Fabiola Salvador, Adriana Fernandes e Renata V.
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2006, Economia & Negócios, p. B20

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, defendeu mudanças no sistema de política agrícola para evitar as constantes renegociações de dívidas do setor. Ele descartou outras medidas de emergência além das que foram incluídas no pacote de socorro ao agronegócio, anunciado pelo governo. "Entendemos que o que foi anunciado aqui é suficiente para resolver a crise conjuntural do setor", afirmou o secretário.

Ele disse que, a pedido do presidente Lula, o Ministério da Fazenda está estudando um conjunto de medidas estruturais para evitar que novas crises aconteçam. Segundo ele, o modelo brasileiro é falho porque transforma problemas cíclicos, como os climáticos, em problemas de financiamento e renegociação de dívidas dos produtores.

Appy afirmou ainda que corrigir esse modelo é o objetivo das medidas estruturais que o governo prepara desde o ano passado para o setor, e que complementarão o pacote anunciado ontem. O foco é a redução de custos para o produtor, como melhorias logísticas e seguro rural.

"Se houver uma quebra de safra, o seguro rural tem de ser um instrumento que resolva o problema sem termos de falar em renegociação", disse. "Se economizarmos nos bons momentos para usar na fase ruim, haverá uma trajetória de renda e estabilidade."