Título: Dívida do governo fica nas mãos de Paulo Valle
Autor: Fabio Graner, Adriana Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2006, Economia & Negócios, p. B3

O secretário do Tesouro, Carlos Kawall, escolheu Paulo Valle, funcionário de carreira do órgão para comandar uma das áreas mais sensíveis do Ministério da Fazenda: a administração da dívida do governo de mais de R$ 1 trilhão em títulos públicos. Coordenador da dívida pública há sete anos, Valle vai substituir o atual secretário-adjunto do Tesouro, José Antonio Gragnani. É a primeira vez que um servidor do Tesouro vai ocupar o cargo.

Técnico conhecido dos agentes do mercado financeiro, Valle vai comandar uma equipe de 100 funcionários responsáveis pelo refinanciamento da dívida pública, por meio dos leilões semanais de venda dos títulos da dívida interna. A área administra ainda a dívida externa.

Kawall classificou o trabalho de Gragnani de "espetacular". Entre outras medidas, Gragnani fez a primeira emissão de títulos da dívida externa atrelados ao real e acabou com os C-bonds (papéis originários da renegociação da dívida externa depois da moratória). "Ele não deixou nada de muito importante para eu fazer", afirmou Kawall.