Título: Cápsula em que Pontes viajou ficará no Brasil
Autor: Simone Menochi, Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2006, Vida&, p. A23

Parte da Soyuz vai para o Centro Técnico Aeroespacial

O primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Fradkov, prometeu doar a cápsula da nave Soyuz que vai trazer o astronauta Marcos César Pontes ao Memorial Aeroepacial Brasileiro (MAB), do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Fradkov e uma comitiva de 90 pessoas cumpriram vários compromissos ontem na cidade.

A promessa da doação foi feita durante a inauguração da ala russa do MAB. No museu, além de painéis que relatam a história espacial da Rússia, há uma réplica do satélite russo Sputinik e de uma parte do motor do foguete Soyuz. Depois, Fradkov foi à Embraer e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No Inpe, conheceu o lugar de certificação dos oito experimentos que o astronauta brasileiro levou na nave.

NOVA CONVERSA

Ontem, Marcos Pontes conversou durante 16 minutos com 464 estudantes das escolas do Sesi e do Senai que estiveram na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília. Ele respondeu a perguntas de seis alunos e recebeu aplausos.

A primeira das perguntas, feita por André Figueiredo, de 21 anos, aluno do curso de segurança do trabalho do Senai, foi qual era a sensação de realizar um sonho. Pontes disse que era excelente, de vitória de poder representar o Brasil.

As perguntas seguiram quase todas o mesmo tom. Além de André e de outro aluno do Senai, as outras quatro crianças - escolhidas entre os melhores alunos de ciências da 5ª a 8ª série das escolas de ensino fundamental do Sesi em Brasília - queriam saber, principalmente, "como era estar lá em cima".

Igor Vinícius Vieira, de 10 anos, que fez a última pergunta, quis saber qual era o sentimento de Pontes ao chegar no espaço e ver a Terra. Pontes disse que era "maravilhoso e emocionante". Apesar de adorar ciências, Igor não quer ser astronauta. "Quero ser advogado. Astronauta deve ser muito difícil."

Andressa Gomes quis saber qual foi o melhor momento da viagem. "Foram muitos momentos, muitas emoções", disse Pontes. Mas o principal, foi a decolagem, quando sentiu que realmente tinha conseguido e iria representar o Brasil. Andressa, de 13 anos, pensa em ser astronauta. Agora que o Brasil conseguiu ter um, está mais decidida. "Nós fomos muito privilegiados de estar aqui", disse.

As crianças das escolas do Sesi e Senai foram escolhidas porque o próprio Pontes estudou nas escolas do Sistema S em Bauru. "Foi uma homenagem", disse Sérgio Gaudenzi, presidente da AEB.

Anteontem, Pontes conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As transmissões são feitas por cerca de 15 minutos, quando a Estação Espacial Internacional passa sobre a Rússia, onde há um link que permite a ligação.