Título: Dirigente da Nossa Caixa é convocado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2006, Sergio Gobetti, p. A15

Além de Monteiro, 8 pessoas terão de depor na Assembléia

A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou ontem a convocação de nove pessoas para depor sobre denúncias de irregularidades na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). Sete delas estão ligadas às acusações de favorecimento de aliados políticos nos contratos de publicidade da Nossa Caixa. Entre os convocados, o atual e o ex-presidente do banco, Carlos Eduardo Monteiro e Valdey Frota de Albuquerque.

Também serão ouvidos o ex-gerente de Marketing da Nossa Caixa Jaime de Castro Júnior e a atual, Marli Martins, o ex-diretor de Infra-Estrutura Odair Ziolli, além de Vito Edson Delfino, assessor de Marketing da Secretaria de Comunicação. A comissão convocou ainda Roger Ferreira, assessor direto do ex-governador que depois das denúncias pediu afastamento.

Mais duas pessoas ligadas ao governo foram chamadas. Patrícia Reis Guedes, assessora de Comunicação, e Mauro Guilherme Arce, secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, responderão às denúncias de pagamento de R$ 120 mil à revista Ch'an Tao, da Associação de Medicina Tradicional Chinesa, presidida por Jou Eel Jia, acupunturista de Alckmin.

O líder da bancada do PT, Ênio Tatto, acha que "o cerco está se fechando". "Os depoimentos não tiram a necessidade de abertura de CPI, mas força o governo a se declarar a respeito dessas denúncias."

O petista protocola hoje, na Procuradoria-Geral do Estado, pedido de afastamento do presidente da Nossa Caixa. "Monteiro estava até ontem se negando a prestar qualquer declaração sobre as denúncias, mas veiculou, em vários jornais, matérias pagas promovendo o banco."

A base do governo contesta a convocação. Na reunião de ontem, o quórum da Comissão de Finanças foi atendido, mas nenhum deputado do PSDB estava presente. O tucano Vaz de Lima chegou atrasado. "Em poucos segundos votaram os requerimentos, o que acho bem difícil. Se comprovar que houve quebra no regimento vou anular essa votação."