Título: Universidade planeja novo sistema de seleção
Autor: Renata Cafardo e Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2006, Vida&, p. A23

Nos últimos anos, a UFRJ tem buscado desenvolver projetos que a aproximem da favela da Maré. Além dos programas sociais de alfabetização e de inclusão digital, estuda-se um novo sistema de seleção de estudantes da rede pública, que dispensa o vestibular e se baseia no acompanhamento das notas durante o ensino médio.

A informação é do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira. Ele diz que uma das suas prioridades é aproximar a instituição das comunidades carentes do Rio. Ele acredita que, para ajudar na democratização, os jovens das favelas precisam olhar a universidade de forma diferente. "Eles olham de forma realista, porque, no Brasil, a universidade pública é elitista mesmo; só absorve 2% dos jovens de 18 a 24 anos", diz Teixeira. "Mas temos de nos transformar, aumentar o número de vagas e garantir a permanência dos jovens de comunidades nos cursos", diz.

Atualmente, a UFRJ mantém um curso pré-vestibular comunitário, que atende nove comunidades. No vestibular 2005, 11 estudantes ingressaram na universidade. Jovens e adultos da favela da Maré já foram alfabetizados por universitários e também tiveram a oportunidade de aprender outros idiomas. Em 2004, foram instalados pontos de internet rápida em duas favelas, graças à intervenção de um programa da instituição. Alunos realizaram ainda um estudo para implantação de um sistema de separação do lixo das comunidades, para fins de reciclagem.