Título: Agricultores vão bloquear estradas
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2006, Economia & Negócios, p. B1

Agricultores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás vão bloquear estradas dos quatro Estados hoje, a partir das 8h, para impedir o escoamento da safra de grãos. O movimento dos produtores rurais, batizado de Grito do Ipiranga, começou no dia 18 de abril no norte do Mato Grosso e já atinge mais de 50 municípios nos quatro Estados. Hoje, vão parar também pelo menos 2 mil caminhoneiros do Mato Grosso. "Agricultores do Paraná e Rio Grande do Sul também vão bloquear as estradas", afirma José Nardes, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Primavera do Leste, cidade próxima a Rondonópolis. Segundo Nardes, o bloqueio será por tempo indeterminado.

Os produtores rurais protestam contra o dólar baixo, o alto preço do óleo diesel e a falta de auxílio do governo federal para combater a ferrugem asiática que atingiu a lavoura de soja. Pedem também a reestruturação da dívida dos produtores com o Banco do Brasil e multinacionais como a Bunge, ADM e Cargill, além de fornecedores de insumos. "O nosso negócio precisa voltar a ser viável", diz Ricardo Tomczyk, diretor administrativo da associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso. "Não adianta só prorrogar as dívidas." Os produtores propõem a criação de um diesel agricultura, isento de impostos e garantia de preços mínimos superiores aos atuais. Tomczyk prevê que a área plantada do Estado terá uma redução de 40% na próxima safra.

Os manifestantes ocupam as principais vias de escoamento da safra com tratores e máquinas agrícolas, e barram os caminhões carregados com soja, milho, arroz, algodão, defensivos e adubos. Também bloqueiam a saída de caminhões das tradings de grãos e queimam plantadeiras e colheitadeiras no meio das estradas.

Hoje, em Rondonópolis, a previsão é que cerca de 1 mil agricultores, de várias cidades da região, bloqueiem a BR-163 e a BR-364, que dão acesso a Mato Grosso do Sul e Goiás.

Em São Gabriel do Sul, Maracaju, Chapadão do Sul e Dourados, no Mato Grosso do Sul, os armazéns de grãos já estão bloqueados e as saídas para Goiás e São Paulo serão fechadas hoje. Na Bahia, o bloqueio será na cidade de Rosário, para impedir o escoamento da safra da região de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras.

O eixo Sinop-Nova Mutum da BR-164, de onde vem quase 10% da safra brasileira de grãos, está fechado desde segunda-feira.

Segundo José Paulo Gonçalves, agricultor de Primavera do Leste, a produtividade da região caiu de 52 sacas de soja por hectare para 37. Como a produção ficou muito abaixo do esperado, estão todos endividados com as tradings, com as quais tinham comprometido a safra em troca de adubos e defensivos. "As fazendas não são mais nossas e viramos todos funcionários sem carteira registrada da Bunge, Ceval, Cargill."