Título: Tasso acusa Lula de participar da violação
Autor: João Domingos, Rosa Costa, Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2006, Nacional, p. A4

Para senador, uso da máquina pública está muito claro desde o princípio do episódio

O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), acusou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter participado da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo. ¿O esquema concatenado para desmoralizar o depoimento do caseiro à CPI dos Bingos remete ao presidente da República¿, afirmou Tasso. ¿O uso da máquina pública está muito claro desde o princípio. O governo montou uma trama contra a democracia, e o episódio da violação do sigilo bancário do caseiro é um capítulo desse enredo.¿

Segundo o senador tucano, a quebra ilegal do sigilo de Nildo é o maior atentado à democracia brasileira ¿desde a ditadura militar, desde as torturas da ditadura militar¿.

¿O presidente Lula é o responsável por tudo isso, pela abertura do sigilo do caseiro, pela desmoralização de vossa excelência e, vou além, pela desmoralização agora da CPI, desmoralização do Senado e do Congresso Nacional, que é o objetivo final¿, insistiu Tasso, do plenário, dirigindo-se ao senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

A acusação de envolvimento do Palácio do Planalto foi reforçada por Antero. ¿Os atos não foram isolados. Lula sabia ou não da maior violência contra a democracia depois do golpe de 1964?¿, questionou. ¿Não podemos deixar essa história pela metade.¿ Segundo ele, o presidente é o grande cúmplice do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci na violação do sigilo da conta de Nildo na Caixa Econômica Federal.

Antero defendeu ainda a convocação de Palocci pela CPI dos Bingos, bem como uma acareação entre o ex-ministro e o ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso. O parlamentar contou com o apoio do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). ¿Os dois estão mentindo muito. É preciso esclarecer a participação de cada um nesse esquema arbitrário¿, argumentou Dias.

ACAREAÇÃO

O objetivo da oposição é tentar levantar na acareação algum indício de envolvimento de Lula no caso da violação do sigilo do caseiro, que acusou Palocci de freqüentar mansão em Brasília alugada por seus ex-assessores na prefeitura de Ribeirão Preto. Para Antero, a suposta participação do presidente no caso deve estar no centro das investigações. Mas há resistência no Senado a uma acareação.