Título: Emissora diz que só mostrou farsa
Autor: Rita Magalhães
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Metrópole, p. C3

A Rede Globo divulgou ontem a seguinte nota sobre a entrevista com Suzane von Richthofen, exibida pelo 'Fantástico':

"A Globo vinha tentando uma entrevista com Suzane desde que ela saiu da prisão. Assim como todos os jornais impressos de São Paulo e revistas. Trata-se de um assunto jornalístico quente.

A Globo gravou a conversa dos advogados sem notar, porque os gravadores já estavam abertos e captaram a conversa. Quando percebeu que os advogados apenas queriam usar a TV Globo como instrumento de uma farsa - para impressionar os jurados - não teve outra opção senão denunciar a farsa. Ou se esperava que a Globo compactuasse com os advogados a favor da sua cliente? A Globo está apenas ao lado da verdade. Se a entrevista era uma farsa, ela assim deveria ser mostrada. A ética jornalística nos impõe isso.

É tudo o que temos a declarar. Todo o resto é auto-explicativo. Basta ver a fita. Se outro veículo agiria de forma diferente - compactuando com os advogados mesmo sabendo que se tratava de uma farsa -, este não é um problema nosso.

Mesmo que não tivéssemos captado o áudio, diríamos o que a repórter presenciou: entrevista com choro sem lágrima, olhares de aprovação para os advogados, cenas montadas. É assim que o bom jornalismo age. Informando os espectadores sobre as circunstâncias das entrevistas."