Título: Só 2% da produção de madeira é certificada
Autor: Andrea Vialli
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Economia & Negócios, p. B22

Apenas 2% da madeira comercializada no País vem de áreas certificadas. No entanto, a área total de florestas certificadas no País vem crescendo: atualmente o Brasil conta com 64 florestas certificadas ¿ há 2 anos, eram 35. Isso equivale, em área, a 3,7 milhões de hectares, sendo 2,3 milhões de áreas plantadas (pinus e eucaliptos) e 1,35 milhão de matas nativas.

¿Por conta da questão fundiária e de todos os acontecimentos políticos que envolvem a Amazônia, avançamos pouco em certificação das florestas nativas¿, afirma Ana Yang, secretária executiva do FSC Brasil, organização internacional que concede o selo FS. O certificado é um reconhecimento internacional que a empresa adota práticas que não prejudicam o meio-ambiente.

Na Amazônia, a certificação florestal tem se mostrado compatível com a realidade da região, embora ainda incipiente ¿ existem 16 empreendimentos privados e 9 comunitários certificados pelo FSC. ¿Para as áreas da Amazônia que podem ser destinadas ao uso econômico, a certificação cai como uma luva, pois evita a grilagem de terras e traz renda à população local¿, diz Marcelo Marquesini, um dos coordenadores do Greenpeace na Amazônia.