Título: Oferta de pacotes continua, mas cliente quer opção
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4

Para vôo internacional, procura pela Varig continua; mas nos nacionais, ninguém se arrisca

As operadoras já começaram a sentir a apreensão dos clientes na hora de comprar pacotes turísticos. Na Raidho Tour Operator, por exemplo, há passageiros que estão fazendo reserva em mais de uma companhia. "Os clientes VIPs continuam pedindo Varig, principalmente para viagens internacionais, mas querem a cotização de outra companhia aérea para verificar preços e muitas vezes pedem duas reservas para garantir a viagem", contou Roberto Haro Nedelciu, diretor da empresa, especializada em destinos como Ásia e Oceania. "Os passageiros nacionais, por outro lado, solicitam qualquer companhia, menos Varig."

Ele citou o caso de uma cliente que ia viajar com a família para Los Angeles em junho pela Varig, utilizando milhagem e havia reservado passagens para cinco pessoas em classe executiva. "Ela já solicitou cotação e reserva em outras companhias para não arriscar."

Na Agaxtur, o diretor de Marketing, Renato Camargo, explicou que a empresa trabalha sem considerar a crise. "Oferecemos aos clientes os pacotes com Varig, TAM ou outras empresas e eles optam pelo qual acharem melhor."

A empresa não passou por nenhum cancelamento de vôos da Varig, e afirma que se isso ocorrer, cada caso será avaliado separadamente para se tomar alguma decisão. Ele disse também que não há muitos clientes pedindo para alterar a empresa aérea incluída em seus pacotes.

Por meio de nota, a CVC informou que oferece lugares para todos os destinos disponíveis pela Varig, inclusive para os vôos internacionais. Os pacotes atrelados à Varig, no entanto, são poucos. Cerca de 70% dos pacotes da CVC têm como parceira a TAM.

COLABOROU VERA DANTAS