Título: Brasileirão e Copa, na rota da crise
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4

Campeonato começa neste fim de semana e clubes dependem dos aviões da Varig para jogar

A crise na Varig pode afetar o Campeonato Brasileiro de Futebol da 1ª Divisão, com adiamento de jogos e outros transtornos referentes a despesas com hospedagem das delegações, diária de árbitros e falta de datas para complementar as rodadas. O torneio começa neste fim de semana com dez partidas ¿ em nove, atletas e comissão técnica dos clubes visitantes dependem de avião para chegar ao local do jogo.

O Clube dos Treze, responsável pela comercialização do campeonato, tem acordo com a agência de turismo Pallas Operadora, que mantém contrato com a Varig para emissão de passagens aos 20 clubes da Série A do Brasileiro.

Com a possibilidade de cancelamento de vôos ou até do fim das operações da Varig, a Pallas poderia recorrer à TAM ou à Gol, como consta do contrato da agência de turismo com o Clube dos Treze. Mas não haveria garantia de bilhetes para todas as delegações durante o campeonato, até 3 de dezembro.

¿Se as demais empresas não atenderem à demanda da Varig, a situação pode se complicar. Existe esse risco¿, disse o presidente do Clube dos Treze, Fábio Koff. Para ele, a entidade se sente resguardada por uma cláusula contratual (com a Pallas) que garante a emissão de bilhetes para os clubes. Mas admitiu a hipótese de rediscutir o assunto com a agência e até com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se a situação se agravar. ¿É uma questão muito maior do que todos nós poderíamos imaginar.¿

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, não esconde a preocupação com a crise da Varig. ¿Se você perguntar a qualquer um do meio (do futebol), ninguém saberá dar uma alternativa, porque não sabe o que pode acontecer amanhã. Temos de nos preparar para eventualidades.¿

A CBF tem parceria com a Varig, usa suas aeronaves para vôos fretados e habitualmente recorre a ela para compromissos no exterior da seleção brasileira ¿ nas últimas três Copas do Mundo, os jogadores viajaram a bordo de um MD-11 da Varig. E tem acordo para 21 de maio, quando parte da equipe seguirá do Rio para a Europa, no início da preparação para a Copa da Alemanha. A diretoria da Pallas não retornou as ligações do Estado.