Título: Astronauta só lamenta não ter jogado futebol na estação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Vida&, p. A24

Na primeira entrevista coletiva, Marcos Pontes diz que cumpriu todas as suas tarefas

Marcos Pontes, o primeiro astronauta do Brasil, lamentou ontem não ter jogado futebol durante sua permanência na Estação Espacial Internacional (ISS). Por outro lado, comemorou por ter cumprido todo o programa da Missão Centenário.

"Levei uma bola de futebol ao espaço, mas infelizmente não pude jogar por causa da ausência de gravidade", disse um (inacreditável e) sorridente Pontes na primeira entrevista coletiva após sua ida ao espaço, um marco para o programa espacial do Brasil.

Pontes, de 43 anos, afirmou que a viagem espacial superou suas expectativas. "Tudo foi melhor do que o que eu esperava. Cumpri integralmente o programa e me impressionei com a convivência a bordo com os colegas russos e americanos", declarou ele na Cidade das Estrelas, a 30 quilômetros de Moscou.

A bordo da nave Soyuz TMA-8, Pontes chegou à ISS no último dia 1º, junto com o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que ficaram na estação espacial.

Durante oito dias, Pontes, Vinogradov e Williams compartilharam o reduzido espaço da ISS com a expedição ISS-12, formada pelo americano William McArthur e o russo Valeri Tokarev. Nesse período, russos e americanos se dedicaram à transferência de comando, enquanto Pontes desenvolveu um programa de experimentos científicos e atividades didáticas para alunos de colégios brasileiros.

Marcos Pontes afirmou que levou em sua bagagem objetos de significado especial, como uma camiseta com a imagem do primeiro cosmonauta da história, Yuri Gagarin. "Em maio de 2005, na Praça Vermelha, de Moscou, comprei uma camiseta com a imagem de Gagarin. Decidi levá-la ao espaço, e a viagem foi bem-sucedida", ressaltou Pontes.

O primeiro brasileiro a ir ao espaço disse ainda que vai lutar para que o País tenha mais astronautas.

A entrevista de ontem foi a última manifestação de Pontes na Rússia. Ele permanece no país, onde pratica exercícios para readaptação à gravidade terrestre, até o próximo dia 19, quando retornará ao Brasil. Está previsto um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

SENTIDO DA VIDA McArthur afirmou que ele e Tokarev se sentiram orgulhosos de participar do vôo de Pontes, que quase coincidiu com o 45º aniversário do vôo de Gagarin, ocorrido em 12 de abril de 1961.

"Na ISS, o diferente faz muita falta, porque tudo é igual: a temperatura, o ar, a comida. Por isso, quando abrimos a escotilha ao chegar, tudo nos alegrou: o frio, a grama", disse McArthur. "No espaço se compreende que só na Terra se pode experimentar todo o sentido que a vida oferece."