Título: Nacionalista e Hugo Chávez têm relação estreita
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Internacional, p. A22

A emissora de TV Telesul, patrocinada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, conseguiu sem muito esforço uma entrevista exclusiva com o candidato nacionalista Ollanta Humala.

Na segunda-feira à tarde, o volumoso equipamento da Telesul foi levado para o interior da sede da campanha, no distrito de San Borja, em Lima, onde dezenas de repórteres, do lado de fora, aguardavam alguma palavra do candidato.

Jornalistas peruanos especulavam que a emissora estabeleceria um link para um contato direto entre Humala e o próprio Chávez, o que não ocorreu. Mas durante a entrevista Humala parabenizou o presidente venezuelano por "desenvolver um projeto heróico em seu país".

Pouco antes, o partido de Chávez, o Movimento V República (MVR), havia enviado a Humala uma mensagem de felicitação pela votação recebida no primeiro turno, qualificando-a de "expressão do avanço das forças democráticas emancipadoras da América Latina".

Na embaixada americana em Lima, os funcionários evitam declarações oficiais sobre os possíveis vínculos entre Humala e Chávez. Informalmente, porém, não escondem o desconforto com a aproximação.

Mais do que qualquer peruano, Chávez tem sido a eminência parda da eleição. Recebeu Humala algumas vezes em Caracas e criticou os adversários do nacionalista, principalmente a conservadora Lourdes Flores e o presidente Alejandro Toledo - que exigiu que ele não se intrometesse em assuntos do Peru e advertiu-o que "era presidente da Venezuela, não vice-rei da América Latina".

Encarregada abertamente da campanha anti-Humala, a grande mídia peruana sugere freqüentemente que ele recebe recursos ilegais do governo venezuelano. Até agora, no entanto, ninguém conseguiu uma prova irrefutável de um suposto financiamento de Chávez.