Título: Lula é vaiado por servidores em solenidade
Autor: Leonencio Nossa, Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Nacional, p. A9

Manifestantes fazem barulho na Praça dos Três Poderes durante recepção à presidente do Chile

Servidores públicos em greve perturbaram ontem a cerimônia de recepção da presidente do Chile, Michelle Bachelet, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na área em frente ao Palácio do Planalto. Na Praça dos Três Poderes, cerca de mil manifestantes vaiaram e usaram cornetas e apitos no momento dos tiros de canhão e da execução do Hino Nacional.

Enquanto Bachelet passava em revista as tropas, na pista entre o palácio e a praça, os manifestantes gritavam o refrão: "você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão"; "o povo nas ruas, Lula a culpa é sua", e ainda "Lula cadê você, cadê o aumento e o PCC". No alto da rampa à espera de Bachelet, Lula demonstrou bom humor, sorrindo.

O secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos, Ricardo Jacomé, que participou da coordenação da manifestação, disse que nenhum dos acordos firmados com os servidores foi cumprido pelo governo, como reajuste salarial e plano de carreira.

HOMENAGEM

Depois, no Palácio do Itamaraty, o presidente disse que a vitória de Bachelet foi uma homenagem aos que resistiram à "tirania", sem citar diretamente a ditadura Pinochet (1973-1990). "Minha amiga Michelle superou grandes dificuldades pessoais e soube transformá-las em exemplo de lição de vida. Trata-se de um marco na história do Chile e da América do Sul, pois reflete o amadurecimento da sociedade chilena, que passou por mudanças culturais e sociais."

Durante a visita foram assinados três acordos nas áreas energética e de mineração, de cooperação técnica na área de meio ambiente e autorização de moradia entre cidadãos dos dois países.

Na cerimônia de assinatura de atos, Lula elogiou a parceria entre os dois países e disse que a visita de Bachelet sinaliza uma determinação de explorar novas possibilidades de cooperação. Ele observou que em 2005 o comércio bilateral ultrapassou US$ 5,2 bilhões anuais e segue crescendo. "Por outro lado, os homens de negócio chilenos confiam no Brasil e investiram mais de US$ 4 bilhões aqui", afirmou.

Lula falou ainda sobre as eleições no Peru, Venezuela, Colômbia e Brasil. "Temos certeza de que as eleições deste ano, no continente, reafirmarão o empenho maior na redução da desigualdade e no crescimento com distribuição de renda e geração de empregos. Esse desafio aproxima Chile e Brasil, onde ainda persistem fortes desigualdades sociais."

Lula agradeceu ainda o apoio do Chile num voto de confiança para que o Brasil se torne membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Bachelet agradeceu a "cândida" recepção, disse que Brasil e Chile têm uma aliança renovada e defendeu a necessidade de reforçar as relações bilaterais. Elogiou também a "grande iniciativa" de Lula no combate à pobreza.