Título: Denúncia reacende debate do impeachment
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2006, Nacional, p. A8

Líder do PFl na Câmara, Rodrigo Maia, afirma que o presidente cometeu crime de responsabilidade no mensalão e na quebra de sigilo do caseiro

[/CORRESP]Os partidos de oposição viram na denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que não só o mensalão existiu, como o PT montou quadrilhas em células dirigentes do governo, motivo para defender o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PT viu a denúncia como mais uma tentativa de desestabilizar o governo porque as pesquisas apontam favoritismo de Lula.

¿Não há dúvida de que o presidente Lula cometeu crime de responsabilidade quando presenciou a compra do Poder Legislativo pelo Poder Executivo e não fez nada¿, disse o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), defensor do impeachment.

¿Agora, com a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo (que desmentiu Antonio Palocci e provocou a sua demissão do Ministério da Fazenda) cometeu crime de responsabilidade de novo, porque não há dúvidas de que ele participou da ação.¿

Maia lembrou que os partidos não podem pedir o impeachment do presidente, mas a sociedade civil e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem. ¿Já é hora de a sociedade apresentar o pedido de impeachment ao presidente da Câmara¿, disse.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, reagiu à sugestão de impeachment e à afirmação do procurador da República de que o ex-ministro José Dirceu (PT-SP) era ¿o chefe da quadrilha¿ que tinha ainda, segundo o representante do Ministério Público, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o ex-secretário-geral Silvio Pereira e o ex-presidente do PT José Genoino.

¿Nada ficou provado contra o Dirceu. Fui ministro por dois anos e meio de dois ministérios importantes sob o ponto de vista de contratos (Previdência e Trabalho) e posso assegurar que José Dirceu nunca me pediu nada¿, disse. Do mesmo modo, o presidente do PT acha que nada se provou contra Silvio e Genoino.

Ao ser informado de que a oposição quer o impeachment de Lula e que a OAB pode ser o caminho, Berzoini fez críticas à entidade. ¿A atual diretoria da OAB desonra o passado de glória e luta da entidade. Envolve-se com questões político-partidárias.¿ Para Berzoini, o ataque da oposição visa à disputa eleitoral de outubro.

O deputado Doutor Rosinha (PT-PR) tentou desqualificar o procurador da República. ¿Acho que o doutor Antonio Fernando deveria se filiar ao PFL. Quer apurar irregularidade dos outros, mas não apura as que apontam superfaturamento na construção da sede da procuradoria.¿

CONSELHO DE ÉTICA

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), ex-petista, acha que a discussão sobre impeachment não é importante no momento. ¿O fundamental é buscar as provas, punir os parlamentares que foram absolvidos aqui por se envolverem com o mensalão. Eu nem discuto se o presidente Lula sabia; é claro que sabia.¿ O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), disse que a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos com o mensalão comprovou que o colegiado tinha razão. ¿Nós fizemos um trabalho criterioso e condenamos os envolvidos. Infelizmente, a maior parte deles foi absolvida pelo plenário.¿