Título: INSS suspende mais 50,1 mil benefícios
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2006, Economia & Negócios, p. B7

O Ministério da Previdência Social publicou ontem edital que suspende a concessão de mais 50.127 benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentadorias e pensões. O cancelamento foi determinado porque os segurados não responderam o censo previdenciário no prazo. Pelo cronograma do censo, eles foram convocados em novembro e tinham até 31 de março para ir às agências bancárias nas quais recebem o pagamento e atualizar os dados.

Esse foi o segundo edital de suspensão de benefícios da Previdência. O primeiro, com mais de 80 mil nomes, saiu em março. As pessoas que estiveram na relação (a lista pode ser consultada no site (www.previdencia.gov.br) ainda podem regularizar sua situação e voltar a receber o pagamento que, por enquanto, está só suspenso.

Para que o benefício seja reativado, o segurado precisa atualizar os dados na agência bancária em que recebe o pagamento. Os documentos exigidos são CPF, um documento de identidade com foto e, se possível, um comprovante de residência.

Segundo a Previdência, nos bancos maiores, que respondem por 95% dos pagamentos de aposentadorias e pensões, o dinheiro é liberado imediatamente. Nos outros bancos, o desbloqueio é feito num prazo máximo de 13 dias. A Previdência alerta que o recadastramento é feito só nos bancos e que as pessoas não devem ir ao INSS.