Título: UE lamenta escolha brasileira
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2006, Economia & Negócios, p. B4

Para porta-voz, essa não é melhor opção para o Brasil

A União Européia (UE) lamentou a decisão do Brasil de assinar um protocolo de entendimento com o Japão, indicando a preferência pelo modelo japonês para o desenvolvimento tecnológico da TV digital no País. A UE afirmou que essa não é a melhor escolha para os interesses do Brasil. Se essa decisão for de fato confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será frustrante do ponto de vista europeu e do onto de vista dos interesses tecnológicos do Brasil a longo prazo, afirmou Peter Power, porta-voz do comissário de Comércio da Europa, Peter Mandelson.

O comissário esteve no Brasil há duas semanas e aproveitou a visita para insistir com membros do governo que o padrão europeu seria o mais adequado ao País. Ele chegou a dizer que o Brasil ficaria isolado se optasse pelo modelo japonês. Fontes em Bruxelas revelaram ao Estado que o comissário da UE saiu de Brasília com a impressão de que o lobby das emissoras de TV estaria dominando a avaliação sobre o padrão que seria escolhido.

TV GLOBO Mandelson não hesitou em criticar a TV Globo em suas declarações,afirmando que um governo não poderia tomar uma decisão com base apenas nos interesses de uma companhia.

O gabinete de Mandelson contou ainda que, quando o comissário esteve no Brasil há duas semanas, o europeu deu uma entrevista de 30 minutos à rede de TV. Até hoje essa entrevista não foi colocada no ar, queixou-se um dos assessores do comissário.

Por enquanto, os europeus aparentam ser os grandes perdedores da disputa entre Estados Unidos, Europa e Japão pela implantação da TV digital na América do Sul. Em Bruxelas, ninguém esconde que o temor agora é de que não conseguirão entrar no mercado sul-americano para desenvolver seu próprio modelo de TV igital na região, com prejuízos milionários para as empresas européias.

Bruxelas acredita que a Argentina tende mais para o modelo americano, enquanto o Brasil optou agora pelo padrão japonês.

ESTADOS UNIDOS Peter Schechter , um dos sócios Chlopak,Leonard,Schechter & Associates , escritório de advocacia e lobby que cuidou da conta do padrão americano de TV digital, o American Television Systems Committee(ATSC),criticou a opção do Brasil pelo padrão japonês.

"É curioso que o Brasil repita no caso do padrão da televisão digital o que fez no caso da televisão colorida, quando optou por um sistema modificado e mais caro, que não era usado nem nos EUA nem na Europa", disse Schechter.

COLABOROU PAULO SOTERO