Título: Para Philips, não é hora de jogar a toalha
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2006, Economia & Negócios, p. B4

Apesar de a escolha brasileira pelo padrão japonês de TV digital ter sido dada como praticamente certa com a assinatura, ontem, de um memorando entre os governos do Brasil e do Japão, o diretor-executivo da Philips na América Latina, Walter Duran, não se deu por vencido. Duran, que integra coalizão DVB (defensora do padrão europeu), disse ontem que o memorando é superficial. "Não considero que a questão está definida", afirmou Duran, acrescentando que cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomar e anunciar essa decisão. "O que aconteceu lá foi uma das etapas de uma negociação."

Compromisso parecido ao que foi assumido ontem pelo Japão já havia sido oficializado pela União Européia, segundo ele, em carta encaminhada no mês passado à ministra de Minas Energia, Dilma Rousseff.

"Apesar da pompa (do ato de assinatura do memorando com o Japão), a proposta da UE foi mais fundo", diz. Segundo ele, os europeus estão dispostos a implantar no Brasil um "ecossistema completo" para a fabricação de semicondutores, passando pela criação, desenvolvimento e fabricação. O memorando assinado com o Japão não garante a instalação da fábrica de semicondutores, diz. Ele espera que a comitiva de ministros também vá a Europa.