Título: Lançamento de Itamar abre nova guerra dentro do PMDB Dirceu nega ter interferido
Autor: José Antonio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2006, Nacional, p. A9

Setor oposicionista denuncia manobra de Dirceu para ajudar Planalto

Enquanto os governistas ainda comemoravam a pré-candidatura do ex-presidente Itamar Franco, oposicionistas do PMDB partiram ontem para o ataque. Itamar anunciou anteontem que, em junho, vai disputar com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho as prévias do partido para escolher o candidato à Presidência. O anúncio foi feito diante de Garotinho, pouco depois de o ex-presidente ter recebido o petista José Dirceu, ex-ministro e deputado cassado por envolvimento no escândalo do mensalão, por cerca de uma hora e meia.

"A presença de Dirceu, que saiu de São Paulo para encontrar o Itamar em Juiz de Fora, dá a nítida impressão de que o ex-ministro foi fazer de Itamar o pré-candidato do PMDB com objetivos eleitorais em favor do Lula. Uma candidatura que nasce com o manto dessa suspeição fica frágil", reclama o deputado oposicionista Moreira Franco (PMDB-RJ).

Se Itamar levar adiante a pré-candidatura e vencer as prévias, o cenário no PMDB se inverte. Para Lula, a saída de Garotinho é conveniente, pois pesquisas mostram que ele tira votos do petista. Além disso, Garotinho é mais próximo do pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com quem já manteve negociações. Uma aliança de Garotinho com o tucano no segundo turno é dada como certa. No caso de Itamar, acontece o oposto, em benefício de Lula.

Furioso, o próprio Garotinho atribui a iniciativa de Itamar a Dirceu. O ex-governador passou o dia de ontem em Bauru (SP), onde foi acompanhar o enterro de um tio. Oficialmente, porém, recusou-se ontem a fazer qualquer comentário sobre Itamar ou Dirceu. "O grupo de Itamar havia sinalizado que ele diria que seria candidato ao Senado", disse um colaborador do ex-governador. "Do contrário, Garotinho nem teria ido a Juiz de Fora."

Garotinho contou a correligionários que a conversa com Itamar durou cinco minutos. Ele teria agido secamente, anunciando logo a decisão de ser candidato a presidente. Procurado pelo Estado, o ex-presidente não quis se manifestar.

Na quarta-feira, um encontro em Brasília entre a direção do PMDB e seus candidatos a governador e presidentes regionais deverá deixar claro que, na maioria dos Estados, o partido tende a se aliar ao PSDB ou ao PFL.

"A entrada do Itamar às vésperas desta reunião enfraquece a candidatura própria do PMDB. É um fator de confusão a mais entre os candidatos estaduais. Uma coisa é ter um candidato forte e único à Presidência. Outra é ter dois disputando", disse Moreira Franco. Para o presidente do PMDB, Michel Temer, a iniciativa de Itamar "reforça a candidatura própria do PMDB".

Peemedebistas afirmam que Dirceu levou um convite a Itamar para que seja candidato a vice de Lula. Depois de garantir e então desistir da candidatura presidencial .