Título: Dirceu nega ter interferido
Autor: José Antonio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2006, Nacional, p. A9

O ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-deputado José Dirceu negou ontem qualquer influência sobre a decisão do ex-presidente Itamar Franco de disputar com o ex-governador Anthony Garotinho a candidatura do PMDB à Presidência. "Estou trabalhando, sou advogado e consultor", afirmou. "Não estou fazendo política."

Na quarta-feira, Dirceu esteve reunido com Itamar por uma hora e meia, em Juiz de Fora. "Dirceu não cumpria nenhuma missão do partido, não pode falar em nome da legenda", declarou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Para ir a Juiz de Fora, o ex-ministro usou um jatinho Citation, prefixo PTWBY.

Dirceu se recusou a falar sobre o jatinho, mas disse a interlocutores que alugou a aeronave e, fora de cargo público, não deve satisfações a ninguém, só à Receita Federal. Ele afirmou ter ido a Minas para se encontrar com clientes em Belo Horizonte e aproveitou para visitar o amigo Itamar.

Não é de hoje que o ex-ministro se dispõe a "ajudar o PT", embora sem cargo na direção. "Ajudo no que me pedirem, mas ninguém me pediu nada", afirmou a interlocutores. Nas últimas semanas, esteve no Paraná, Pernambuco e Bahia. Os intensos contatos de Dirceu, ex-homem-forte do governo e do PT, com lideranças do PMDB atende a um pedido de Lula e do próprio Berzoini. A informação, negada pelo presidente do PT e por Dirceu, é de integrantes da cúpula do partido.