Título: Duda e seu estilo de fazer campanha estão em baixa
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2006, Nacional, p. A8

Responsável pela campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, após três tentativas frustradas, o baiano Duda Mendonça já avisou que não mais trabalhará com marketing político no Brasil. A situação do marqueteiro, que assinou as campanhas bem-sucedidas dos ex-prefeitos Paulo Maluf e Celso Pitta, se complicou em depoimento à CPI dos Correios, em agosto.

O publicitário admitiu ter recebido R$ 10,5 milhões pela campanha de Lula no exterior. O valor não foi declarado nem à Receita Federal por Duda nem à Justiça Eleitoral pelo PT. O dinheiro foi para uma conta bancária do BankBoston em Miami, pertencente à offshore Dusseldorf, com sede nas Bahamas.

As denúncias prosseguiram, com informações de novas contas de Duda no exterior. O BankBoston chegou a noticiar que fecharia uma delas. Em meio às denúncias, Duda anunciou que ficaria fora das campanhas.

Assim como Duda, o seu estilo de promover candidatos - com uma superprodução e projetos ambiciosos - está em baixa. Com o esquema de caixa 2 revelado, as campanhas desse ano devem ser e parecer mais baratas. O oposto do estilo Duda.