Título: Garotinho já tem sinais de arritmia
Autor: Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2006, Nacional, p. A11

Apesar dos apelos para que desistisse do protesto, o ex-governador do Rio e presidenciável Anthony Garotinho (PMDB) seguiu ontem irredutível na greve de fome e passou a maior parte do dia prostrado, com dificuldades para se levantar. Segundo boletim médico, no quarto dia sem comer, Garotinho já tinha perdido 2,6 quilos. Estava levemente desidratado, com alteração dos níveis de pressão arterial e nos batimentos cardíacos - indícios de arritmia cardíaca.

O médico pessoal do ex-governador, Abdu Neme, afirmou que não deixará o cliente sem comer além de domingo. Apesar de a Convenção de Malta - que regula as greves de fome - garantir o direito de não se alimentar, Neme disse que "a vida é um valor sagrado" e garantiu que não permitirá que Garotinho morra de fome.

A governadora Rosinha Garotinho (PMDB) e alguns dos nove filhos do casal estavam abatidos e com os olhos vermelhos. Militantes do PMDB fizeram uma romaria até a sala com portas de vidro onde o ex-governador está confinado desde domingo, na sede regional do PMDB, em protesto contra a "grande mídia" e as denúncias de que ONGs ligadas a doadores de sua pré-campanha à Presidência teriam recebido dinheiro do governo fluminense.

No fim da tarde de ontem, como nos dias anteriores, Garotinho fez um pronunciamento.

Com a voz fraca, cercado pela mulher e pelos filhos, ele voltou a acusar a imprensa de não permitir a sua ampla defesa nas acusações e retomou os ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Lula, que hoje critica minha greve de fome, porque se tornou um burguês feliz, esquece o tempo em que teve que fazer greve de fome pelos operários do ABC", disse.

APOIO

Deputados estaduais e federais que apóiam o ex-governador passaram a manhã reunidos no auditório do PMDB para escrever uma carta de apoio a Garotinho. Nela, pediram que ele abandone a greve de fome para lutar pela candidatura própria na próxima convenção peemedebista, marcada para o dia 13.

"Precisamos dele de pé, queremos que ele aceite nosso apelo e lute para conseguir ser o candidato do PMDB", disse o deputado federal Pedro Ribeiro (PSC).

Ainda ontem, uma comissão formada pelos deputados federais Leonardo Picciani, Alexandre Santos e Paulo Lima (PMDB), Carlos William (PTC) e Dr. Heleno (PSC) viajou para Washington para tentar uma audiência com a comissão política da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Eles querem explicar os motivos que levaram Garotinho a pedir um enviado da OEA para acompanhar as eleições. A entidade já avisou que o pedido de Garotinho não tem fundamento.