Título: Serra acusa PT de não ter propostas para o Estado
Autor: Brás Henrique
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2006, Nacional, p. A12

O pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, José Serra, disse ontem que o PT erra quando está no governo e só ataca quando está na oposição. "É normal, é o estilo deles, de não-propostas. É errar quando estão no governo e atacar quando estão na oposição", comentou o tucano, ao ser indagado sobre o desafio feito pela ex-prefeita Marta Suplicy de comparar as administrações de ambos na Prefeitura de São Paulo.

Serra não se esquivou da comparação e aproveitou para criticar a petista: "É legítimo (fazer a comparação). Seria interessante fazer isso, mostrar até como nós recuperamos São Paulo a partir da situação de verdadeiro descalabro em que a cidade foi deixada, mas isso já é antecipar as coisas, e eu quero fazer uma campanha positiva, voltada para São Paulo."

O ex-prefeito lembrou que é candidato ao governo de São Paulo, e não à Presidência. Ele até usou esse argumento para não comentar a greve de fome do pré-candidato presidencial do PMDB Anthony Garotinho. "Uma das vantagens de ser candidato a governador e não a presidente é que eu não preciso ficar comentando o que o Garotinho faz ou deixa de fazer", desconversou, sem dar brecha para outras questões envolvendo a sucessão ao Planalto. Mas alguns colegas de partido, prefeitos e vereadores da região e até o deputado Lobbe Neto (SP) cometeram atos falhos, chamando-o de "presidente" num rápido encontro em São Carlos.

Indagado se tinha preferência por algum adversário petista - Marta ou o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante), Serra disse que não tem, mas em seguida mudou a resposta. "Olha, até teria (preferência), mas não vou dar palpite."

PESQUISA

O tucano contou que seu plano de governo está em debate e ficará pronto em junho. Para tanto, disse ter pedido sugestões aos colegas do partido. Sobre a pesquisa Ibope-Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo) divulgada quarta-feira, que o aponta como vitorioso em todas as situações já no primeiro turno, Serra voltou a mostrar satisfação, mas ponderou que o que vale é a eleição.

"Essa é a pesquisa que decide e estou falando à vontade porque estou muito à frente na pesquisa e nem por isso acho que já ganhei a eleição", explicou. "Para ganhar a gente vai ter de trabalhar bastante por todo o Estado e levar nossa proposta de um governo popular, voltado para as pessoas e para a melhoria das condições básicas de vida, além de emprego, saúde e segurança", ressaltou. Hoje Serra visitará São José dos Campos.