Título: Lula deveria recriminar Bolívia, diz Alckmin
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2006, Economia & Negócios, p. B5

O pré-candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, afirmou em Uberaba (MG) que o presidente Lula deveria "recriminar, antes de justificar" a decisão da Bolívia de nacionalizar a produção de gás e petróleo. Segundo o ex-governador paulista, a decisão de Evo Morales vai trazer insegurança para a América Latina em termos de investimentos novos.

Alckmin lembrou que a nota divulgada pelo governo à imprensa justifica a ação boliviana como um ato de interesse nacional do país vizinho. "Não podemos colocar os interesses partidários à frente do interesse nacional brasileiro; a Petrobrás investiu US$ 1,5 bilhão lá."

O tucano ressaltou que a Bolívia é dependente da venda do gás natural ao Brasil, pois o País consome 28 milhões dos 40 milhões de m3 produzidos no país vizinho. Alckmin criticou ainda o fato de o governo federal ter atribuído ao PSDB, durante a administração FHC, os investimentos na construção do gasoduto Bolívia-Brasil. "Essa dependência não é justificativa, porque o próprio presidente Lula apóia a construção de um novo gasoduto para o fornecimento do gás pela Venezuela."