Título: Petrobrás e Mitsui farão estudos sobre exportação
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Economia & Negócios, p. B8

A Petrobrás e a japonesa Mitsui vão assinar, em 10 de abril, um memorando de entendimentos para desenvolver, em conjunto, estudos sobre a exportação de álcool brasileiro para o mercado internacional. O objetivo é avaliar se há condições de aumento na produção nacional para ampliar as vendas ao exterior. "O álcool é considerado um combustível renovável e eficaz para se atingir aos objetivos estipulados no Tratado de Kyoto: a redução das emissões de gases do efeito estufa", informou, em nota, a Petrobrás.

Segundo a empresa, o memorando será assinado na visita dos ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, ao Japão. O objetivo é completar um estudo já iniciado, da Petrobrás, Mitsui e Companhia Vale do Rio Doce, sobre a logística para exportar álcool. "Ao assinar o memorando, a Petrobras objetiva expandir o escopo desses estudos, incluindo a promoção do crescimento da produção e da logística no Brasil para atender ao mercado global", disse a estatal.

Ela ressaltou que a demanda mundial para o álcool está em ascenção e Brasil é o maior produtor, responsável por 35% do álcool produzido no mundo.