Título: Demanda doméstica da companhia cai 19,6%
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4

A demanda da Varig caiu 19,6% no tráfego doméstico, enquanto a média do setor cresceu 21,3%, na comparação com março do ano anterior, conforme dados divulgados ontem pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). A fatia de mercado da empresa, que era de 28,8% em março do ano passado e estava em 19,3% em fevereiro, caiu para 18,9% em março deste ano. Nos vôos internacionais, o recuo da demanda da empresa foi de 17,9%.

Com a redução do número de jatos em operação, a Varig encolheu sua participação no mercado. Em dezembro, por exemplo, a empresa detinha 21,7% de participação nos vôos domésticos. A estratégia da empresa agora é se concentrar em rotas rentáveis em cidades maiores do País, e focar mais o tráfego internacional, informou o presidente da Varig, Marcelo Bottini.

Ontem, a companhia aérea informou que está negociando um acordo de fretamento de aviões da Ocean Air. As estatísticas da Anac mostram que a Ocean Air, do empresário German Efromovich, detém 0,64% de participação no mercado doméstico e voa com 62% de ociosidade nos seus jatos. Os vôos seriam vendidos pela Várig, com seu código, e o transporte seria nos Fokker 100 da Ocean Air. A Varig nega que tenha recebido oferta de capitalização da Ocean Air.

O acordo, em linhas gerais, tentar preservar a operação da Varig, por meio da provável parceira comercial, em cidades das quais a companhia poderia se afastar, dentro do plano de remanejamento da malha aérea. A Varig também informou que opera 320 vôos diários e ontem houve apenas um cancelamento de um vôo na Ponte Aérea Rio-São Paulo.