Título: Retrato da crise: vôos cancelados e atrasos
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4

Quem viaja com freqüência pela Varig percebe que o serviço piorou; reclamações são constantes

Com a crise financeira da Varig e a conseqüente redução de 71 para 54 aviões em operação, atrasos e cancelamentos nos vôos da companhia são cada vez mais freqüentes. Os engenheiros Neri Rockenbach e Taís Viana deveriam ter saído ontem do Aeroporto de Congonhas com destino a Salvador às 9h27. Às 16h30 ainda estavam em São Paulo ¿ e sem bagagens.

O casal chegou em Congonhas com uma hora e meia de antecedência. Esperaram até as 11h para embarcar e, quando já estavam no avião, viram as bagagens na pista, sendo levadas para outro lugar. ¿Por acaso, percebemos que nossas malas estavam sendo retiradas da aeronave. Ficamos confusos e fomos nos informar¿, contou Taís.

Os cerca de 30 passageiros que iam para Salvador tiveram de trocar de aeronave. Parte deles conseguiu lugar num vôo da TAM, que saiu por volta das 14h. Os outros receberam um almoço da Varig e foram para o Aeroporto de Guarulhos, onde embarcariam para a capital baiana às 16h15. Segundo informações da companhia, uma pane no avião provocou o cancelamento do vôo.

¿Os funcionários da Varig foram muito gentis e educados, o problema é que o serviço não funciona¿, disse Neri. Ele e a esposa decidiram viajar em cima da hora para gastar uma parte das mais de 100 mil milhas acumuladas pela empresa. ¿Estamos planejando uma viagem ao exterior.¿

A empresária Lucimar Teixeira também foi surpreendida com o cancelamento de um vôo, mas fora do País. Comprou, há três meses, passagens de Nova York para São Paulo, e na semana passada soube que o vôo foi cancelado. Lucimar chegou hoje em Guarulhos pela Continental Airlines. ¿Em Nova York a quantidade de cancelamentos pela Varig é surpreendente. Programei toda a vinda para o Brasil mas tive de mudar às pressas de companhia.¿

Quem viaja com freqüência pela Varig percebe que o serviço não é mais o mesmo. O gerente comercial Lucídio Conzatti voa pelo menos uma vez por semana nos aviões da empresa. No último mês, todos os vôos atrasaram além do normal, segundo ele, com a justificativa de que a aeronave passava por manutenção. Há duas semanas, ele teve que passar uma noite em Belo Horizonte, por causa de um vôo cancelado.