Título: Varig leva nova proposta ao BNDES
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Economia & Negócios, p. B1,3,4

Empresa deve pedir financiamento para investidores. Também quer adiar pagamentos de US$ 200 milhões

A Varig vai apresentar na próxima semana ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um projeto de recuperação da empresa. A informação foi dada ontem pelo presidente da companhia, Marcelo Bottini, que esteve reunido por quase duas horas com o ministro da Defesa, Waldir Pires. Bottini não explicou qual será a proposta que será apresentada ao banco, mas comenta-se no mercado que a idéia é conseguir um empréstimo para financiar algum investidor interessado em adquirir parte da Varig.

Em novembro do ano passado, o BNDES financiou a venda das subsidiárias VarigLog e Varig Engenharia e Manutenção (VEM) para a portuguesa TAP e o fundo americano Matlin Patterson. Os US$ 62 milhões do negócio foram usados pela Varig para quitar parte da dívida com as empresas de leasing.

A proposta ao BNDES é uma das várias frentes em que a empresa aérea vem atuando para sair da crise financeira em que se encontra. Ontem, Bottini apresentou ao ministro Waldir Pires a proposta, já levada aos credores, para postergar os pagamentos. A idéia é ganhar fôlego para que a empresa possa continuar operando até que seja fechado acordo com um possível investidor que possa injetar capital na companhia.

"Cada credor tem um papel", disse Bottini. "A nossa proposta cria uma linha de crédito com o credor para criar uma ponte entre a baixa e a alta estação, até que o processo de captura de investidor esteja concluído." Ele informou que a Varig pediu à Infraero e aos arrendadores das aeronaves um prazo de três meses para voltar a pagar a dívida com eles e de dois meses para a BR Distribuidora.

Segundo Bottini, essa "linha de crédito" seria em torno de US$ 200 milhões, dos quais US$ 70 milhões com os credores estatais - BR Distribuidora e Infraero. Ele explicou que, por exemplo, as taxas devidas à Infraero seriam suspensas no momento e a Varig voltaria a pagá-las mais à frente.

O presidente da Varig confirmou que também está sendo negociado um acordo de code share (compartilhamento de vôos) com a empresa OceanAir, que permitiria que as duas companhias dividissem as mesmas rotas. A consultoria internacional Alvarez & Marsal também está trabalhando para a Varig. Bottini afirmou que não passam de especulações as notícias de que a Varig irá parar de voar. "Não tenho a menor dúvida de que a Varig não vai parar de voar", disse.