Título: Brasil descobre variantes do HIV
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Vida&, p. A32

Não se sabe ainda se vírus localizados por equipe da Unifesp em Santos (SP) são mais agressivos

Pesquisadores brasileiros identificaram dois novos tipos de vírus HIV, em Santos, no litoral paulista. Trata-se de um vírus recombinante circulante. Ou seja, híbrido e com capacidade de se espalhar.

Um recombinante é a mistura de dois subtipos de vírus - o HIV do tipo 1 tem nove subtipos, por exemplo. O HIV do tipo 2, cinco subtipos. "Quando uma pessoa é contaminada com dois subtipos do HIV, pode ocorrer um fenômeno na hora da infecção celular, o surgimento de um terceiro subtipo, um vírus híbrido, com pedacinhos dos outros dois subtipos", explica o infectologista Ricardo Sobhie Diaz, chefe do Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o coordenador da pesquisa.

O fato de ser circulante significa que o vírus tem capacidade de se espalhar. Outros vírus, como o da gripe, têm também essa característica, mas no HIV ela é mais comum.

No sudeste asiático, o HIV que predomina é um recombinante circulante. No Brasil, onde foi identificado o primeiro HIV recombinante do planeta, em 1994, a prevalência é de cerca de 3%. Até então, nenhum classificado como circulante.

Em Santos, por algum motivo ainda inexplicável, a prevalência dos recombinantes é de 50% - a mesma equipe da Unifesp chegou à porcentagem. Foi justamente a incidência excepcional da cidade que fez os pesquisadores escolherem o lugar para tentar identificar os recombinantes. E, pela primeira vez, foram identificados dois tipos de recombinantes circulantes no País: o CRF 28 e o CRF 29.

Por enquanto, não se sabe o comportamento desses vírus. "O próximo passo será identificar as características, se são mais agressivos ou não", conta Diaz. "Mas já existe grande possibilidade de que as medidas de prevenção, como as vacinas em estudo, tenham de ser adaptadas aos novos vírus." O trabalho brasileiro foi publicado na última edição da revista científica americana Aids Research and Human Retroviruses.

De 1980 a 2005, o HIV contaminou 371.827 brasileiros. Atualmente, são 600 mil pessoas com o vírus. O HIV destrói os leucócitos, as células responsáveis pela defesa do organismo. Sem elas, o paciente se torna vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, como tuberculose, pneumonia e herpes.