Título: Lula reclama dos 'palpiteiros' de plantão
Autor: Tânia Monteiro, Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Vida&, p. A31

Habituado a apresentar pontos de vista sobre assuntos diversos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez discurso ontem para reclamar dos "palpiteiros" de plantão e da mania brasileira de falar sem conhecimento de causa. "No Brasil, temos muita gente que tem o hábito de dar palpite, mesmo que não conheça", disse. "O Brasil é um país extraordinário, porque todos nós entendemos de tudo."

Nos últimos meses, Lula comentou escalação de time de futebol, criação de tartaruga, vida no espaço e relação entre marido e mulher. Ele só evita dar palpite sobre a crise política e o clima de "pizza" no Legislativo.

Em almoço na Embrapa, ele não gostou de ser questionado se o cardápio incluía pizza, uma referência à absolvição de deputados acusados de receber dinheiro do valerioduto. "Pizza de frango?", retrucou.

O repórter explicou que falava da "pizza" na Câmara, que absolveu o ex-presidente da Casa João Paulo Cunha (PT-SP), acusado de receber dinheiro do publicitário Marcos Valério. Lula mudou o semblante e saiu da área onde podia ser visto pelos jornalistas.

O presidente recomendou a ministros e secretários que enviem comunicados aos editores dos jornais para evitar que repórteres entrevistem pessoas do governo ou do setor privado que fazem alardes falsos e falam "bobagens" sobre questões envolvendo a saúde da população ou a saúde financeira das empresas.

"No Brasil tem gente que abre a geladeira de manhã, vê a luz e já começa a dar declaração, achando que é televisão", ironizou.