Título: Queda no consumo de frango prejudica Brasil
Autor: Tânia Monteiro, Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Vida&, p. A31

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, estimou que o consumo mundial de aves caiu entre 20% e 25% nos últimos meses por causa do temor das pessoas com relação à gripe aviária. Antes da disseminação da gripe, o Brasil ¿ maior exportador mundial de frangos ¿ tinha a expectativa de aumentar em 25% os embarques neste ano, mas já está claro que esse objetivo não será alcançado.

A redução do mercado no exterior levou as indústrias de produtos de frango a redirecionar sua distribuição para o mercado interno, o que derrubou os preços no varejo. A União Brasileira de Avicultura (UBA) estima a queda de preços em 40%. ¿As empresas estão vendendo mais barato para desovar os estoques¿, disse Rodrigues.

Segundo o ministro, a produção de frango no País gera 4 milhões de empregos. ¿Hoje o Brasil tem uma grande chance de não ser atingido, mas os efeitos do comércio mundial já se fizeram sentir aqui: na queda dos preços, na redução da produção, numa taxa de desemprego e, sobretudo, na queda da demanda por milho e soja, gerando um efeito dominó altamente negativo e pernicioso em toda a cadeia", disse.

EUROPA

A notícia de que a gripe aviária teria chegado à Escócia provocou preocupação no país sobre os efeitos na economia. A indústria avícola escocesa movimenta mais de US$202 milhões por ano. Na Itália, o consumo de frangos caiu 70% depois da confirmação da chegada do vírus.