Título: Prodi faz apelo a eleitores jovens
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Internacional, p. A30

Seu rival, Silvio Berlusconi, tentou conquistar o voto da classe média com um discurso menos arrogante

No último dia da campanha eleitoral, o primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi pediu apoio aos eleitores da classe média, enquanto o centro-esquerdista Romano Prodi tentou conquistar o voto dos jovens. As eleições italianas ocorrem amanhã e segunda-feira, conforme determina a legislação eleitoral vigente desde o pós-guerra.

Falando em Nápoles, Berlusconi apelou ao eleitorado para que compareça em massa às urnas. "Uma participação baixa poderá dar vitória à esquerda. Peço seu voto, você que conseguiu algo na vida e pode considerar-se um burguês, um integrante da classe média."

Discursando em Roma, Prodi enviou uma mensagem aos jovens eleitores. "Vamos introduzir mudanças no mercado de trabalho, para combater o desemprego. Pedimos um esforço conjunto a todos vocês para relançar a Itália."

Berlusconi partiu para um discurso mais agressivo com o objetivo de conquistar os eleitores indecisos, estimados em 30% do total do eleitorado. As sondagens dão ligeira vantagem de 3 a 5 pontos porcentuais para Prodi - na prática um empate técnico. Mas o líder conservador quer tirar essa diferença. Um estudo feito pelo partido dele, a Força Itália, revelou que um comparecimento à urna de 82% dos cerca de 50 milhões de eleitores italianos daria vitória à coalizão de centro-direita. Dai o apelo. "Se os eleitores ficarem em casa podem dar uma chance à esquerda", insistiu.

Menos arrogante que em comícios anteriores, Berlusconi fez uma espécie de mea-culpa. "Obtivemos muitos resultados, mas quem sabe poderíamos ter feito mais e melhor. Contudo, ninguém é perfeito. A Itália é uma empresa muito, muito complicada." O líder conservador não deixou de desferir seus habituais golpes de efeito. Reafirmou a promessa feita no início da semana de que isentará de impostos a primeira habitação adquirida pelos italianos e fez outra: "Vamos suspender as taxas que incidem sobre o lixo, visto que esses resíduos podem ser transformados em energia."

Prodi, por sua vez, lamentou o fato de que durante toda a campanha não se tenha dado nenhuma atenção aos jovens e seus problemas - entre os quais achar um emprego. "Vamos concentrar esforços para resolver esse problema. Introduziremos reformas no mercado de trabalho para pôr fim ao desemprego que vem impedindo uma geração inteira de fazer planos para o futuro.

O líder da oposição acrescentou que a coalizão de centro-esquerda quer ajudar a todos os italianos, as famílias e os casais, que estão em situação mais difícil. "Vamos criar um sistema de apoio para as crianças, desde seu nascimento até a adolescência", prometeu. Por último, destacou o que classificou de necessidade de recuperar a economia italiana bem como o papel do país no mundo. "Precisamos recuperar a autoridade moral do país em política externa, pois nos ouvem cada vez menos e não nos levam a sério."

VOTAÇÃO NO EXTERIOR

A chancelaria italiana informou ontem que dados ainda preliminares indicam que 42,01% dos eleitores italianos residentes no exterior votaram. "Aguardamos apenas alguns detalhes para divulgar os resultados definitivos", indicou um porta-voz da chancelaria. Ele acrescentou que foram distribuídas por todos os consulados e embaixadas no exterior 1.130.000 cédulas. A apuração desses votos será feita em Roma no fim da tarde de segunda-feira, após o encerramento do primeiro dia de votação.